Print Friendly and PDF

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sonda-me Senhor!


Quem não conhece o lindo salmo 139 né? Caso ainda não tenha lido, sugiro que leia, pois é tremendo. Mas dentro deste Salmo queria hoje refletir sobre dois versículos, mais precisamente o 23 e o 24. Vamos a eles:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”
Chamou-me a atenção esse pedido de Davi, pois ele está primeiramente reconhecendo que quando Deus nos sonda e nos prova ele conhece todas as intenções de nosso coração, ele sabe direitinho o que está nele, o que nossos pensamentos meditam e tramam. Muitas vezes aparentamos tantas coisas e podemos se quiser aparentar para os homens a cara que queremos ser. Como a gente se engana com as pessoas. Quem já não olhou para alguém que fez algo horrível e já não disse; “Nunca imaginei que fulano fosse capaz de fazer algo horrível assim” ou ao contrário, quantas vezes vimos pessoas que parecem que não valem nada fazer atos admiráveis. Pois é, mas o objetivo aqui não exortar você a não julgar os outros por aparências, fica para uma próxima essa advertência. O objetivo dessa reflexão é fazer com que você ore da mesma forma que Davi orou no Vs. 24 “Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Geralmente somos ensinados que devemos olha para dentro de nós e nos examinarmos, assim como ensina 1° Coríntios 11: 28 e devemos fazer isso mesmo. Mas aqui Davi faz bem mais do que isso, Davi pede pra Deus examinar ele. Davi está pedindo pra Deus ir ao mais profundo do seu interior, e aqui vale citar outras versões desse pedido. A NTHL trás “Vê se há em mim algum pecado..” Na versão da AA está escrito “Vê se há em mim algum caminho perverso…” Na NVI “Vê se em minha conduta algo te ofende…” Em todas elas chegamos a conclusão de que no fim das contas Davi está pedindo pra Deus ver se tem algo que não presta na vida dele.
Agora, por que Davi, o homem segundo o coração de Deus, pede algo assim? Meu caro amigo minha cara a amiga, nós muitas vezes queremos julgar os outros, mas a real que não somos capazes de julgar nem a nós mesmos, não somos capaz nem de identificar nossos desejos maus. Davi não conhecia os textos de Jeremias, porque ele viveu bem antes que o profeta, mas Davi já conhecia um principio de Deus, que Jeremias revelou mais tarde em seu livro. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.(Jeremias 17:9-10) .
Não adianta, nosso coração é enganoso, perverso, e nem mesmo nós temos a capacidade de entende-lo. Olha só como a Bíblia é divinamente inspirada por Deus. Deus, muito depois por intermédio da boca de Jeremias revela mais claramente o que Davi já havia entendido no Salmo 139: Só Deus é capaz de sondar e provar no íntimo nossas intenções. E olha o que diz o final do Vs. 10 lá em Jeremias“…e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” Ou seja, um coração mau, produzirá ações más, e assim o fim será terrível. Por entender isso que Davi clama: “Oh Deus vê se há mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” Davi queria Deus mostrasse o que existia de mais podre, os desejos perversos que nem mesmo Davi sabia que tinha, para que ele pudesse mudar o rumo e fazer a coisa certa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário