Print Friendly and PDF

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Disciplina devocional


Ao longo dos séculos a igreja tem preservado certas práticas individuais e coletivas que podemos chamar de as “disciplinas espirituais”, tais como a solitude, a oração, o jejum, o ensino bíblico e os cânticos de adoração. Nesta lição vamos dar ênfase à mais básica de todas: um momento individual de solitude para oração, leitura da Bíblia,  meditação e “escuta” espiritual. É o que chamamos de “período devocional”, com base no exemplo de Jesus e dos primeiros apóstolos, como vemos em Mc 1.35, 6.46; Lc 5.16; 6.12; Mt 6.6; At 1.24, 2.42, 10.9; Rm 1.10; 2Co 1.11; Ef 1.16).
Por que essa prática é necessária?
Se queremos nos edificar como discípulos de Cristo e crescer em intimidade com Deus, a disciplina do período devocional é indispensável. Porque ninguém será capaz de construir um relacionamento sólido com outra pessoa se não investir tempo com ela. Logo, se você deseja conhecer a Deus, é preciso investir tempo com Ele, longe das distrações do dia-a-dia. Jesus deixou bem clara a necessidade de perseverar em oração, o que os apóstolos também fizeram (Lc 18.1; Ef 6.18).
Além disso, é o relacionamento constante com Deus que vai possibilitar que os demais relacionamentos com os irmãos e o mundo sejam edificados em amor. Para nós, o amor não é uma opção:  é um mandamento. E como poderemos aprender a amar de verdade? Somente através de conhecer a Deus, porque Deus é amor (1Jo 4.8,16).
E além de tudo, a prática do devocional lhe trará enormes benefícios pessoais. Você vai aprender na prática que Deus é verdadeiro, pois vai passar a conhecê-Lo através de experiências próprias, e não apenas de ouvir falar. Vai se encher do Espírito Santo e passar a manifestar o fruto do Espírito (Gl 5.22). Vai desenvolver seus instintos espirituais para poder realmente “andar no Espírito”, recebendo  do Senhor poder e sabedoria espiritual, discernimento e orientação.
E o mais importante de tudo é que, se você perseverar no devocional, vai “pegar o jeitão de Deus”! Já observou como dois amigos íntimos acabam se tornando parecidos, até no jeito de rir e de se expressar? Assim também você, com o passar do tempo, vai inevitavelmente expressar o caráter e a santidade de Jesus Cristo! Vai passar a ver com os olhos de Deus e sentir de acordo com o Seu coração. Você consegue imaginar algo mais glorioso?
Se você não persistir na disciplina do devocional, o amor de Deus por você não vai mudar em nada, mas a sua intimidade com Ele certamente ficará prejudicada, e você estará mais vulnerável aos ataques do inimigo (Ef 6.10-18). Portanto, assuma a partir de hoje o compromisso de dedicar regularmente um tempo a sós com Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário