Print Friendly and PDF

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A VERDADEIRA LIBERDADE



 A verdadeira liberdade é fruto da graça de Deus.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8:32

Historicamente, a palavra “livre” tem origem em uma sociedade escravagista. Ao tratar sobre liberdade, a bíblia traz – liberdade como sendo “livramento de escravidão”.
A figura de um escravo é usada para ilustrar a situação do homem diante do pecado – oprimido, subjugado, passivo de suas influências destruidoras. Deus criou o homem livre (dentro de suas limitações físicas)          
O homem tinha liberdade de desfrutar de um relacionamento sem barreiras com Deus.  O homem podia permanecer ou não em uma disposição submissa diante de Deus, obedecendo ao que foi proposto. Como sabemos, o homem desobedeceu e ao desobedecer adquiriu para si uma terrível condição – pecador.
O homem quebrou aquela comunhão desimpedida com Deus, usou da liberdade que tinha para desobedecer a Deus; resultado – perdeu a condição de livre passando a condição de escravo do pecado; João 8:34  todo  o que  comete pecado é  escravo do pecado .O homem passou a ser subjugado, passivo de suas influências destruidoras. Vamos dá uma olhada mais de perto nessa condição que o homem se submeteu pra então compreendermos o processo e propósito de Deus para a liberdade: O homem morreu – certamente morrereis... separação espiritual entre ele e Deus.O homem se tornou escravo de um senhor tirano – o pecado, cujo salário pelo serviço que lhe é   prestado é a morte. O homem se tornou passivo do poder das trevas – deu ouvido a Satanás...O homem adquiriu para si uma dívida eterna...O homem se tornou passivo de condenação...

Nessa condição, o homem estava totalmente alienado de Deus, sendo incapaz de, por suas próprias forças, retornar à mesma condição de antes – se tornou escravo dessa condição. Rm 3 sintetiza bem essa condição: 3.10ss. “Como está escrito: Não há justo, nem um sequer”,- Diante da condição do homem, Deus providenciou Seu Filho para libertá-lo.
A verdadeira liberdade é aquela proposta pelo Filho (Jesus Cristo).
 Abra sua Bíblia para Jo 8.32-36.
32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.33  Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? 34  Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35  O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
36  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Esse é um texto bem conhecido, creio que todo crente o tem memorizado. Vamos dar uma olhada no contexto desse texto para o compreendermos melhor. Jesus estava se dirigindo os religiosos judeus.
No vers 21, Jesus diz que o lugar para onde Ele se retiraria eles não poderiam ir, pois haveriam de perecer em seus pecados. O vers.22 mostra que eles não compreenderam a linguagem de Jesus. Daí adiante Jesus passa a mostrar Sua missão e autoridade. Após Sua exposição, que mostrava Sua autoridade em consonância com a do Pai, o Vers 30 diz “muitos creram nEle”.
Então no Vers. 31 Jesus se dirige àqueles que “haviam crido nEle”(se vós permanecerdes a minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;  e conhecereis a verdade...). Veja a reação daquelas pessoas ao ouvirem Jesus afirmar que conheceriam a verdade e a verdade os libertaria: Jamais fomos escravos de ninguém; em outras palavras “não precisamos dessa liberdade”! (33b) Vs33  Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?  na verdade eram escravos de sua própria ignorância. Compreenderam errado, a necessidade de libertação (Veja Vers 33 jamais fomos escravos de alguém). Eles ligavam a necessidade de libertação à escravidão de uma nação à outra. Jesus então lhes esclarece de que escravidão estava falando (veja Vers. 34). 34  Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. Então no vers 36, Jesus lhes transmite uma verdade essencial para o pecador – se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.É então a liberdade proposta por Jesus que liberta o homem de sua condição alienada de Deus. Cristo reverte o quadro do pecador em um contraste glorioso: O homem antes passivo de condenação – se torna herdeiro da salvação (Jo 5.24) Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.O homem antes passivo do poder das trevas – é libertado (Cl 1.13)Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, O homem antes escravo de um senhor tirano cujo salário é a morte, passa a ser beneficiário do dom gratuito de Deus – a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6.23)porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.O homem antes morto em seus delitos e pecados, recebe vida (Ef 2.4-5 mas Deus sendo rico...)Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,O homem antes devedor de uma dívida eterna, teve seu escrito de dívida cancelado (Cl 2.14/At 26.18)tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;Qual o propósito de Deus em libertar o homem de tal condição? Ser glorificado; Manifestar Sua graça seu favor sobre a vida do pecador;Compartilhar seu amor para conosco
o amor de Cristo nos constrange

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8:32
Jesus é o caminho a verdade e a vida, Ele nos libertou do pecado e da morte. Jesus pagou o alto preço, com seu próprio sangue derramado lá na cruz. E o que temos feito com nossa liberdade ? Devemos usar nossa liberdade com prudência, as escrituras dizem que podemos todas as coisas, mas nem tudo convêm. Então vamos usar a liberdade, para ajudar outros cativos em pecado e em idéias falsas sobre Deus. Vamos usar a liberdade do Espírito para sermos transformados como Cristo (2 Coríntios 3:17-18). Vamos usar nossa liberdade para celebrar e adorar a Deus.

Obrigado, grande e poderoso Senhor, por me libertar através da sua graça. Eu sei, querido Pai, que este presente foi dado para mim com um grande custo - a humilhante tortura e morte do seu Filho, Jesus Cristo. Então usa-me, querido Pai, para abençoar outras pessoas que ainda não acharam sua liberdade em Jesus. Eu oro em nome do meu Salvador, Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário