Print Friendly and PDF

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A alegria

Que lindo presente Deus me deu

 A Alegria (Tg.1.16-17)

 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. 1.17.18”
 Mesmo não sendo um texto especificamente sobre a alegria Tiago expressa alegria em apontar ao presente perfeito vindo diretamente de Deus para nós. Podemos aplicá-lo a alegria.O que Tiago está dizendo é: que todo bom ato de doar e o que é dado de perfeito, por não contrariar a natureza santa de Deus, vêm lá do alto, da santa habitação de Deus, e desce por meio do próprio Deus invariável, o qual é o pai do variável: as luzes, ou seja, os corpos celestes (as fases da lua, diferença de fulgor entre as estrelas, etc.).Antes de falar sobre a origem de toda boa dádiva, Tiago faz uma nota de advertência para que os irmãos ficassem bem cônscios quanto ao que iria dizer (v.16). Quero fazer uma transliteração para meus amigos ”não vos enganeis meus amados amigos . Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vem do céu, desce do autor dos corpos celestes, o qual não pode variar ou ter alguma sombra de mutabilidade. Deus quer que sejamos alegres, não carrancudos, não depressivos ou deprimidos; a alegria é um presente, um dom perfeito que Deus nos concedeu para ser vivido e desfrutado. A alegria é um dom perfeito porque o Deus que concede alegria é imutável em essência e propósito. Ele deu algo que faz parte da sua essência santa e divina, e, por conseguinte, perfeita, invariável. Ele concedeu (no caso, a alegria) após planejar perfeitamente em fazer o homem e o que ele iria conceder a este homem. Quando damos um presente, o que esperamos daquele que recebeu o presente? _ No mínimo, gratidão e que ele usufrua o presente. Pensando em Deus, o que ele espera de nós por nos ter dado o presente da alegria? _que nós sejamos gratos e que usufruamos a alegria. Como posso expressar gratidão para o Senhor e usufruir a alegria? Gratidão – Em oração e em obediência. Um filho grato, expressa gratidão em palavras –Por meio de um muito obrigado, e expressa gratidão através de ação, neste caso, pela obediência : Deus quer que você o obedeça sendo uma pessoa alegre; inclusive, Ele enviou o Espírito Santo para que mantivéssemos comunhão com ele, a fim de mantermos a alegria (Gl. 5.22). – Eu usufruo a alegria não deixando que as tribulações da vida, os ressentimentos, as pessoas, as frustrações por eu não ser o que gostaria de ser ou por eu não ter aquilo que eu gostaria de ter roubarem a minha alegria.Ex.de Jeremias: Sentiu muita tristeza, mas não deixou a tristeza ser um fim em sua vida: “quero trazer a memória aquilo que me dar esperança...” (Lm 3.17-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário