Print Friendly and PDF

sábado, 31 de janeiro de 2015

JUNTOS SOMOS MELHORES

(Sermão do meu esposo Pedro Ferreira Lima Junior)
Hoje foi o nosso primeiro encontro de casais de 2015 e foi maravilhoso
JUNTOS SOMOS MELHORES – Ec 4:9,10
Introdução.
Quando uma pessoa decide andar sozinha, ela se torna mais vulnerável as dúvidas, desistência e aos ataques em suas emoções e convicções.
Quando alguém decide andar ao lado de outros, ele se torna mais forte diante das adversidades e mais sensível à necessidade do próximo. Apesar de ser um principio a geral, serve também para o relacionamento conjugal, por isso disse Deus; “...Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Dentro também de um principio geral, Deus instituiu o casamento para promover relacionamentos sadios.
Com a salvação vem um presente ainda melhor nesse relacionamento, o  desenvolvimento de uma fé viva e frutífera. No casamento, aquilo que parece difícil de enfrentar e vencer pode se tornar possível, pois, JUNTOS SOMOS MELHORES!
Meditaremos hoje em
I - JUNTOS ADORAMOS MELHOR! Jo 4:23,24
De acordo com as Escrituras
·        Adoração envolve o prostrar-se reconhecendo o senhorio de Deus, e ao mesmo tempo levantando nossas cabeças a Deus, louvando-o proclamando alegremente por quem Ele é e o que tem feito por nós.
·        Adorar é celebrar com muita satisfação e focar o sentimento em Deus com dedicação, entendimento, com força, de todo o nosso coração. Adorar só a Deus.
Na Bíblia, temos muitos exemplos de adoração. (Êx 34.8); (SI 95.6);  (2 Cr 7.3); (Ap 4.10).
·        É verdade que Deus está sempre conosco, mas há um sentido em sua presença, único e poderoso, que só pode ser desfrutado quando estamos junto, desenvolvendo um relacionamento espiritualmente sadio no casamento.
·        O fato de adorarmos juntos nos ajuda a enxergarmos além de nós mesmos e de nossos problemas, por que olhamos para Cristo que é o autor e consumador de nossa fé. Sem essa atitude sucumbiremos aos problemas afundamos. Pedro olhou para Jesus e com toda ousadia pediu para andar na água, tal qual foi o seu medo que quase afundou.
·        Por que será que Pedro quase afundou? “medo”. Pedro indiretamente limitou  o poder de Deus e isso não foi bom pra ele e nem é para nós.
·        Quando temos medo de enfrentar os desafios estamos desconfiando de nosso Deus, desconfiando da promessa que ele fez de nunca nos deixar a sós (Mt 28:19b). Deus está sempre conosco, mas há um sentido em sua presença, único e poderoso, que só pode ser desfrutado quando estamos em comunhão com Deus e com o nosso próximo em primazia, “ o cônjuge.
·        O casal que tem os olhos na obra fica longe de conflitos e prontos para superar os desafios. Adorar em comunhão aumenta nossa alegria, amplia nossas perspectivas, ajuda-nos a sentir a presença de Deus dia a dia. Um casal crente já é uma igreja, se tem filhos no Senhor é uma igreja em desenvolvimento. Jesus disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mt 18:20.
II - JUNTOS SERVIMOS MELHOR! Js 24:15
·        Na experiência de Josué descobrimos que precisamos ser determinados para servir a Deus como família. Daí entendemos que a determinação envolve dois fatores:
1.   Submissão acompanhada com amor, integridade, sinceridade, lançando fora os deuses estranhos ( Js 24.14).
2.   Urgência com decisão, reconhecendo que unicamente o Senhor Deus, deve ser servido e honrado pelo que Ele é e pelo que Ele faz ( Js 24.15). Precisamos desenvolver a consciência de determinação em buscar ao Senhor, em a família.
·        Há mais benefícios em servir juntos a Deus, do que sozinhos: (Ec 4:9,10),  Esse texto bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus, onde há cuidado espiritual mútuo, edificação e o resultado não gera dúvidas. Deus planejou que o servíssemos juntos. Juntos  compensamos as deficiências um do outro, somos mais eficazes, multiplicamos nosso desempenho, podemos enfrentar problemas maiores, e conseguimos sustentar uns aos outros quando estamos cansados ou desanimados.
Uma família que serve ao Senhor tem como fundamentos a própria palavra de Deus. Por isso, juntos somos melhores.
III - JUNTOS TEMOS MELHOR COMUNHÃO! Gn 2:24
·        Na atualidade, tanto o homem quanto a mulher buscam independência pessoal dos seus progenitores. Com isso, o relacionamento no casamento tem o sentido de começar algo novo sem a interferência de ninguém. É a chamada independência pessoal. Porém, independência pessoal e casamento não caminham juntos (Pv 18: 1). Sem sabedoria no dia-a-dia da vida conjugal, as dificuldades serão mais difíceis de serem superadas. Por isso, os dois precisam dar o sentido bíblico à união conjugal e saber compartilhar esse novo relacionamento.  
              A expressão "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2:18). Nos mostra uma verdade interessante, que para chegar a essa verdade precisamos entender que:
·        Deus ainda não tinha criado a mulher quando falou isso.
·        E interessante que Deus disse que Adão estava só, mesmo ele tendo a companhia do Senhor. Pois, o criador estava com ele todos os dias no paraíso. Adão possuía alguém acima dele, o qual era o seu criador; Adão tinha os animais ao seu lado, mas não possuía ninguém ao lado dele. E nesse sentido Adão estava sozinho! Deus é solidário com o homem.
·        A realidade é: "Pessoas precisam de Deus. Mas também pessoas precisam de pessoas". É pó isso que Deus instituiu a família. Pois, precisamos dela! Por isso importa que o nosso relacionamento seja firme. Hoje nos dias hodiernos existem muitos lares desestruturados, por falta de um relacionamento firme.
·        A Bíblia diz que fomos criados para comunhão.  Deus em sua rica sabedoria criou o homem para ser sociável, principalmente no relacionamento conjugal. Deus nos deu os nossos sentidos e com eles uma mente, entre outras coisas e nos conformando a Cristo nos fez parte dele “Corpo de Cristo”... Assim pertencemos uns aos outros e cada um precisa de todos os demais. Romanos12.5b.
·        No casamento essa comunhão extreita-se a dois “ os cônjuges” “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula (Hb 13:4). Obviamente não é possível ter comunhão sozinho! São necessárias pelo menos duas pessoas. Deus nos fez homem e mulher e uniu alguns através do matrimônio. Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada
·        Comunhão é algo que precisamos aprender.
·        Tem que ser intencionalmente cultivada. O que significa cultivar uma vida em comum? Na Bíblia, a palavra grega para comunhão é Koinonia. Significa estar comprometido mutuamente, como estamos com Jesus Cristo. Como podemos desenvolver uma comunhão mais profunda?
1 - Admitindo nossas necessidades um do outro.
2 - Apoiando um ao outro.
3 - Respeitando um ao outro.
4 - Sendo paciente um com o outro.
5 - Encorajando um ao outro.
Ao buscar a comunhão juntos nos fortalecemos “Se um cair, o outro pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:10
 A comunhão no casamento é assim devemos andar juntos e principalmente compartilhar de todos os momentos bons ou ruins que a vida proporciona
Conclusão.
Portanto amados, Casamento é um compromisso a dois que requer companheirismo, disposição em compreender um ao outro, força nos momentos difíceis e muita união. Por isso, o matrimônio é uma comunidade de vida e de amor para sempre, onde os cônjuges se ajudam e se completam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário